Experimentei a maternidade de Maria

Minha experiência com Maria tem uma dimensão cotidiana que consiste em apresentar à maternidade de Maria, com a confiança de um filho que se sabe amado, as aflições e as preocupações que no dia a dia estão no meu coração de bispo.

Além disso, lembro à Virgem os padres da Diocese para que vivam seu sacerdócio com alegria, entusiasmo e disponibilidade à vontade do Pai, como Maria testemunhou na Anunciação. Faço isto principalmente durante os quarenta minutos que diariamente dedico a caminhar.

Mas têm momentos especiais nos quais Maria teve um significado decisivo para abraçar as circunstâncias da vida com amor: lembro quando morreu minha querida mãe, em 1995. Recordando a palavra de Jesus aos pés da cruz: “Mulher, este é teu filho” e “João, esta é tua mãe” experimentei a maternidade de Maria que me ajudou a viver de maneira positiva e confiante o momento que poderia ser de desamparo trágico.

Algo semelhante experimentei quando fui nomeado bispo da Diocese de Camaçari (Bahia). Recordando Maria nas bodas de Canaã, Sua maternidade foi decisiva para superar o medo dos desafios: não faltaria o vinho do amor e da alegria no meu pastoreio!

Resultado de imagem para João Carlos Petrini

João Carlos Petrini Bispo de Camaçari – BA