22ª Peregrinação Anual ao Santuário de Aparecida, Calheiros – RJ

Celebrando os 300 anos do encontro milagroso da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Paraíba,os Bispos do Brasil declararam 2017 – ANO MARIANO. Em nossa Paróquia, em 2016, um grande evento alegrou toda a comunidade bonjesuense com a doação, pelo Santuário Nacional, da Imagem Peregrina da Senhora Aparecida à então, Capela de Aparecida. Contudo, a graça divina reservava surpresa maior ao elevar, canonicamente, a capela à dignidade de Santuário, a pedido do Revmº Pe. Ivoli e a intercessão de Dom Fernando Rifan.

Tais fatos, não podem deixar de nos despertar para o amor maternal de Maria Santíssima que tem assistido a todos nós, seus filhos, para que “façamos sempre o que Ele nos disser”.

Como Rainha e Padroeira do Brasil, Maria deseja que todos sejamos salvos, que a Igreja seja livre e respeitada e, que os valores da sociedade e da pessoa humana sejam vividos em sua plenitude e livres da corrupção da modernidade.

A Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, buscando corresponder aos apelos de Maria Santíssima intensificou, ao longo de todo ano litúrgico, as devoções marianas com diversas iniciativas que culminaram, neste 12 de outubro, com a 22ª Peregrinação Anual ao Santuário de Aparecida, em Calheiros.

O evento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi precedido de 12 dias de penitência com a recitação do Rosário da Penitência pelas ruas da cidade, às 5 horas.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=q5R5zYMyvr8[/embedyt]

Durante estes dias, o Revmº Pe. Ivoli Fernando Latrônico conclamou a todos a uma “verdadeira cruzada, através do Rosário da Penitênciaa rezarem pelo fim das crises na Igreja, no nosso País, contra as ameaças à instituição familiar, a ditadura do relativismo, o hedonismo desenfreado, a ideologia de gênero, a corrupção política, os abusos à dignidade sacramental do Matrimônio e da Santíssima Eucaristia e pelas intenções particulares, especialmente pelo desejo sincero de conversão, do abandono dos vícios, da pornografia nas redes sociais, na TV, na música, na Internet e nas modas indecentes.”

A peregrinação do dia 12, iniciada em 1995 pelo saudoso Pe. José Paulo Vieira, contou este ano com cerca de 4.000 fiéis o que vem demonstrar o seu grande e constante crescimento.

Desde 2010 a Peregrinação passou a ser organizada pelo Pároco da Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus Crucificado, Pe. Ivoli Fernando Latrônico, que nos últimos anos, fez obras de melhoramentos no Santuário para acolher e atender aos fiéis.

Na manhã do dia 11 saiu um grupo de pessoas da Serrinha, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, percorrendo um total de 70 quilômetros até o Santuário.

Às 20h do dia 11, um grupo de cerca de 100 pessoas, especialmente mais jovens, após a bênção do sacerdote nas escadarias da Igreja Matriz, iniciaram uma caminhada noturna de cerca de 30 quilômetros a pé, até Calheiros.

Na manhã do dia 12, a multidão se reuniu diante da Capela de Calheiros e, de lá partiu, a pé, em procissão, pelo montanhoso trajeto de 5 quilômetros até o Santuário de Aparecida.

Com profundo espírito de oração e penitência, recitou-se o rosário meditando os mistérios de nossa salvação e entoando os cânticos de tradição mariana.

Uma equipe acolhia os fiéis à sua chegada e o Exmº Revmº Bispo, D. Fernando Arêas Rifan presidiu a Santa Missa campal no espaço aberto à frente do santuário para acomodar o grande número de peregrinos.

A Santa Missa teve início às 8h e, em sua belíssima homilia, Dom Fernando exaltou os 300 anos de graças e bênçãos em alusão ao tricentenário do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida e exortou a todos a atender os pedidos da Mãe Aparecida que quer ver todos os seus filhos no Céu.

Uma belíssima coroação, feita por nosso Bispo, encerrou os festejos deixando nos corações o desejo de que a próxima peregrinação chegue logo. Dom Fernando agradeceu a presença de todos e desejou-lhes feliz regresso e perseverança no bem.

DAI-NOS A BÊNÇÃO, OH! MÃE QUERIDA! NOSSA SENHORA APARECIDA!

Texto de: Edino Apolinário Ferreira

CLIQUE AQUI e confira todas as fotos da Peregrinação e Santa Missa!

Fotos de Felipe Meira