INÍCIO DO ANO DE ESTUDOS NO SEMINÁRIO

“A alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8, 10) As férias são um tempo importante para os seminaristas reporem as energias gastas durante o ano que findou. É nesse tempo que eles retornam às suas casas e, mantendo as práticas de piedade e oração, encontram a acolhida e o aconchego no seio da família.

É, também, motivo de grande alegria o momento de retorno ao Seminário, que é como uma grande família: revemos os nossos irmãos, que são os outros seminaristas e que caminham como companheiros na mesma jornada; revemos ainda os superiores, que são os padres, nossos guias e diretores espirituais. E entre arrumações e a fixação dos horários, bem como a distribuição dos ofícios, toma-se conhecimento de como será organizada a nossa vida no tempo deste ano que se inicia.

Depois da chegada dos seminaristas, dos antigos e dos novos, foi celebrada na manhã do último domingo, dia 21 de fevereiro, a primeira missa de acolhida, presidida pelo Revmo. Padre Renan Antônio Damaso Menezes, Prefeito de Estudos e Disciplina. À tarde, foi solenemente celebrado o ofício das vésperas com a presença de todos.

No dia 22, após as orações da manhã, tivemos a honra da presença de Sua Ex.ª Revma. Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, que abriu oficialmente o ano com a invocação do Espírito Santo (Veni Creator) e a celebração da Santa Missa. Dom Fernando nos falou sobre a importância de confiarmos em Nosso Senhor e de correspondermos ao Seu chamado pela prática da oração e pelo amor aos estudos.

Após o café da manhã, foi ministrada a Aula Inaugural pelo Revmo. Padre Heitor, Doutor em Telogia Bíblica, pela Pontifícia Universidade de Estudos Santo Tomás de Aquino – Roma, convidado da Diocese de Campos, que animou a todos para o início de mais um ano de estudos, com o interessante tema sobre a Sabedoria na Sagrada Escritura.

Tendo começado  assim os nossos trabalhos, rezemos e confiemos este ano de 2016 à Providência Divina, por intermédio de Nossa Senhora, sob a invocação da Imaculada Conceição, padroeira do Seminário. Contamos também com a valiosa intercessão e ajuda dos anjos e dos santos, nossos amigos, certos de que as graças não nos faltarão, pois o Senhor é quem nos dá força e é o verdadeiro sentido da nossa alegria.

camera-1085705_960_720 (Copy)

CLIQUE AQUI E CONFIRA ALGUMAS IMAGENS!