Mini Congresso de Música Sacra

No dia 22 de novembro de 2015, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, ocorreu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o primeiro Mini Congresso de Música Sacra da Administração Apostólica. Contou com a presença de 80 participantes, entre os quais estavam regentes e cantores dos corais da Administração. Sua abertura aconteceu às 08h e 30min com a Santa Missa, celebrada por sua Exa. Revma. Dom Fernando Arêas Rifan. Logo após, Dom Fernando fez a palestra de abertura com o tema “Música Sacra e seu Papel na Liturgia”. Utilizou como parâmetro o Motu Próprio de S. Pio X “Tra le Sollecitudini” citando a Carta Encíclica “Musicae Sacrae Disciplina” de Pio XII, que descreve com precisão que a excelsa finalidade da música sacra consiste “em tornar mais vivas e fervorosas as orações litúrgicas da comunidade cristã, para que Deus uno e trino possa ser por 

todos louvado e invocado com mais intensidade e eficácia”, e os excertos dos demais papas. Padre Renan, responsável pela música sacra na Administração Apostólica, abriu a segunda palestra cujo o tema “Canto gregoriano, Polifonia Sacra, Cantos Populares. Quando, Quais e Como Usar?”. Destacando desta segunda palestra a importância de conservar nas nossas paróquias da Administração Apostólica, o canto gregoriano, que é uma das maiores preciosidades que temos; relembrando as palavras de S. Pio X: “o canto gregoriano é o canto próprio da Liturgia Romana”.

Prof. Henrique

O músico e professor Henrique Eugênio Spíndola, de Itaperuna,  palestrou com o temaUm Pouco de História «Música Sacra no Brasil»”. Destacando uns dos principais nomes da música sacra no Brasil, o padre José Maurício Nunes Garcia, mestre de capela e organista da Sé do Rio de Janeiro depois da vinda da Família Real.

O Mini Congresso teve término com algumas conclusões práticas feitas pelo Pe. Renan e com o canto da Salve Regina, em honra da Virgem Maria, que soube cantar o mais belo de todos os cânticos, o Magnificat.