Ordenação ao Subdiaconato e Recepção das Ordens Menores (Ostiariato e Leitorato)

O dia escolhido para a ordenação ao subdiaconato e recepção das ordens menores no Seminário da Imaculada Conceição foi o da festa de São João Batista. Com efeito, esse santo é insigne por ser ele o precursor do Senhor, que aplainou os caminhos para que a Palavra de Deus fizesse passagem entre o povo e que, por seu exemplo, chamou muitos a viverem uma vida nova, voltada para o valores do alto.

Assim, é que neste dia simbólico a vida de São João Batista se torna um marco luminoso para os que galgam mais um degrau em suas jornadas vocacionais.

Durante a Santa Missa Pontifical celebrada por Sua Excelência Revma. Dom Fernando Arêas Rifan, foi ordenado ao subdiaconato o seminarista do 3º ano de Teologia:

 João Batista Ferreira Fabre, natural de Varre Sai – RJ.

Receberam as ordens menores de Ostiariato e Leitorato das mãos do Bispo os seminaristas do 2º ano de Teologia:

Arthur José Brulher Teles Aguiar – São Fidélis, RJ

Fabrício Luís Meira da Silva – Bom Jesus do Itabapoana, RJ

Jean Marcos Silvério de Oliveira Bispo – São Paulo, SP

Mateus Mariano Costa – Governador Valadares, MG

Como se sabe pelo ensinamento da Igreja, a ordem do subdiaconato “éa primeira das ordens maiores, embora não seja parte mesma do sacramento da Ordem, é a Ordem pela qual os ordenados são tidos na Liturgia como ministros sagrados pela qual a Igreja confere o poder de servir ao diácono na missa solene, de lhe oferecer o cálix e a patena, de preparar a água para o s. sacrifício, de cantar a epístola e de abluir as palas e os corporais.” (Durandus I. II c. 8 n. 5.)

Já o ostiariato “é a ordem pela qual é comunicado o poder especial de abrir e fechar as portas da igreja, de tocar os sinos e de abrir o livro ao pregador da palavra divina”. E ao ordenado ao leitorato “é comunicado o especial poder de ler a escritura sagrada ao que faz o sermão, de cantar as lições na missa e no santo ofício, e de benzer pão e todos os frutos novos”. (Pont.)

Peçamos a Deus, pela intercessão da Virgem Imaculada e de São João Batista, que guarde o novo subdiácono e os seminaristas recém ordenados em suas vocações e os faça perseverarem no serviço do Senhor, para que muitos, por meio de seus bons testemunhos possam conhecer a Palavra de Deus.

CLIQUE AQUI e confira as FOTOS!