Estudo revela que beleza das igrejas é importante para a conversão dos jovens

De acordo com o estudo, o prédio da igreja influencia mais do que os grupos de jovens

Artigo de 20 de junho de 2017 – Site: Aleteia

De acordo com um novo estudo da organização juvenil cristã britânica, Hope Revolution Partnership, ferramentas de evangelização verdadeiras e já testadas, como o próprio prédio físico da igreja, são muito influentes na conversão de um jovem ao cristianismo

Telegraph revelou os resultados do estudo, afirmando que “cerca de 13% dos adolescentes disseram que decidiram se tornar cristãos após visitarem uma igreja ou catedral”.

Imagem ilustrativa - <em><span style="color: #ff0000;">Paróquia do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria</span></em>

O estudo também descobriu algo ainda mais surpreendente: a “influência do edifício da igreja na conversão de adolescentes é mais significativa do que a participação deles em um grupo de jovens, em um casamento ou o fato de eles conversarem com outros cristãos sobre a fé”.

Na verdade, “o estudo sugere que métodos utilizados pela Igreja, como os grupos de jovens, são menos eficazes para atrair crianças do que a oração ou a visita a uma igreja”.

Embora o estudo tenha sido dirigido apenas para aqueles envolvidos com a Igreja da Inglaterra, os resultados parecem confirmar o que muitos Centros Universitários em vários países estão descobrindo. Por exemplo, na igreja de Santo Tomás de Aquino Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, um projeto de construção recente colocou a estrutura da igreja no centro dos esforços de evangelização.

Imagem ilustrativa - <em><span style="color: #ff0000;">Reitoria: Igreja de Nossa Senhora Aparecida</span></em>

Os estudantes ajudaram a planejar o novo edifício da igreja, que foi construído de acordo com a arquitetura tradicional. O bispo James Conley, de Lincoln, explicou em uma entrevista ao Adoremus: “Nós pensamos que o estilo e toda a estrutura da igreja de Santo Tomás de Aquino comunicam beleza, e beleza atrai. … Nós acreditamos que os estudantes serão atraídos por isso. Eles já estão sendo atraídos. Sempre há estudantes lá”.

Desde a conclusão do projeto, os resultados foram claros. O arquiteto Kevin Clark revelou ao Adoremus o que tem acontecido desde a construção da igreja: “é incrível ver católicos e não-católicos participarem da beleza física do edifício. Faz parte da conversa, é uma intriga. Há uma série de não-católicos com quem me deparo quando estou dando voltas na igreja. … Eles só querem estar lá, eles só querem ver aquilo, e a igreja realmente se tornou um elemento da cidade”.

Imagem ilustrativa - <span style="color: #ff0000;"><em>Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.</em></span>

Situação parecida em outro centro universitário, o Centro Católico da Universidade de São Paulo em Madison, Wisconsin. A construção de sua nova capela está quase concluída e tem como objetivo inspirar por sua beleza. Em seu site, o Centro explicou por que eles escolheram construir um edifício de estilo mais tradicional, “os estudantes estão sedentos de beleza; um estudo recente mostrou que a beleza era uma das razões mais importantes pelas quais as pessoas vêm e ficam no catolicismo. A instalação precisa ser grande, linda e visível o suficiente para que os estudantes percebam isso. Os alunos nos dizem que seus amigos não entendem que o prédio de concreto cinzento ao lado da livraria é uma igreja. O projeto tomou elementos da história arquitetônica da Igreja que incorporam a beleza da nossa fé, mas também são complementares com o centro da cidade de Madison.”

Como o Conselho Pontifício para a Cultura declarou no documento ” Via Pulchritudinis:”

“O caminho da beleza responde ao íntimo desejo de felicidade que reside no coração de cada pessoa. Abrindo horizontes infinitos, leva a pessoa humana a empurrar para fora de si mesmo, desde a rotina do efêmero instante, até o Transcendente e Mistério, e procura, como objetivo final da busca pelo bem-estar e nostalgia total, essa beleza original que é o próprio Deus, criador de toda a beleza”.

Claro, a beleza de um edifício da igreja é apenas uma parte, ou um passo na jornada cristã, mas, de acordo com estudos e experiências recentes, é muito importante que não deve ser ignorada.