Seminário – Início de um novo ano

Retirado das Crônicas do Seminário

Não obstante repetir-se anualmente este evento, a recepção dos novos seminaristas unida à aula inaugural constitui um acontecimento de profunda felicidade e ação de graças ao Bom Deus. Em quinze de fevereiro deu-se a chegada dos novos seminaristas que foi precedida por alguns dias de preparação do seminário para bem receber os mesmos. Com grande júbilo iniciamos o ano de 2014 com oito novos seminaristas (somando-se o total de 32 seminaristas e 4 irmãos).

Estando todos reunidos, nosso Reitor, Pe. Gaspar Samuel Coimbra Pelegrini, entoou defronte ao Sacrário o belo hino do nosso seminário. Antes da conferência de abertura do ano, houve um período de adoração silenciosa onde todos agradeceram a Deus e a Santíssima Virgem: os antigos pela graça da perseverança e os novos pela dádiva de ingressarem no seminário. Durante a conferência foram entregues pelas mãos do nosso Reitor aos novos seminaristas o regulamento do seminário e os livros litúrgicos para recitação do Oficio Divino. Assim se encerraram as atividades do sábado: após o jantar, uma amistosa recreação entre todos os seminaristas.

Na manhã do dia seguinte, Domingo da Septuagésima, foi celebrada a Santa Missa Cantada pelo nosso Reitor. Fomos agraciados com um belo e motivacional sermão a respeito do evangelho dominical, onde o pregador ressaltou as palavras do Papa Francisco, dizendo ser a vocação uma escolha livre e amorosa que parte de Deus. Destacou ainda que a vinha na qual somos chamados a trabalhar é a Igreja de Nosso Senhor. Como corolário do “Dies Domini”, à hora de vésperas, foi dada a bênção do Santíssimo Sacramento precedida por um tempo de adoração diante de Nosso Senhor.

DSC09380

Na segunda-feira, dia dezessete de fevereiro, após a Santa Missa votiva em honra do Divino Espírito Santo, que foi cantada por Sua Exma. Revma. Dom Fernando Arêas Rifan, teve início, às 08:30, a aula inaugural do ano letivo, que foi ministrada pelo senhor Bispo.

Depois de cantarmos o hino  nacional e invocarmos o Divino Espírito Santo com a oração do “Veni Sancte Spiritus”, quis Sua Excelência antes de mais nada, dar uma palavrinha espiritual aos seus seminaristas. Sábios conselhos retirou do seu manual que não fazia eco senão ao Evangelho do domingo precedente: “Quid hic statis tota die otiosi? Ite et vos in vineam meam”; “não deves passar o tempo todo ocioso, ó seminarista, grandes deveres e responsabilida

des te aguardam sobre uma dupla obrigação, santidade e estudo!”. Dadas tais palavras de ânimo e encorajamento, D. Fernando versou, durante o tempo que conosco passou, sobre dois pontos, a saber: o chamado universal à santidade e a vocação.

DSCN9505

Por fim, Sua Excelência encerrou a aula inaugural com as palavras de Nosso Senhor: “Não fostes vós quem me escolhestes, mas Eu vos escolhi”, para que não nos olvidemos por que estamos aqui nem nos inflamemos do garboso espírito de superioridade que em nada tem a ver com a humildade querida por Jesus e tão sublinhada pelo atual Sucessor de Pedro, cujo nome já nos dá uma grande lição de austeridade e simplicidade.

O restante do dia foi consagrado ao descanso e a interação com nossos novos colegas seminaristas. Deste modo encomendamos à Imaculada Conceição que nos conduza no caminho seguro rumo ao Coração Sacerdotal de Nosso Senhor, para que neste seminário se cumpra a missão que ele se propõe: “Pastores Dabo Vobis”.

1 Comentário

  1. Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência. isso o Senhor tem mostrado. estando jundo do seu povo e de seu clero parabéns Dom Fernando que o Espirito Santo lhe conduza cada vez mais.

Comentários não permitidos.