Ele nos amou primeiro!

Por Pe. Gaspar S. C. Pelegrini

Meu querido jovem amigo, que de qualquer forma que for, chegou a este texto. Vamos falar um pouco da vocação?

Olhemos hoje para a grandeza, a nobreza e a dignidade de vocação considerada em sua origem, considerada em sua origem, ou seja em Deus.

Sabemos que quem nos escolhe é Deus. A nossa parte consiste em submeter-nos dócil e livremente à Santíssima Vontade de Deus.

A vocação de cada um tem sua origem em Deus. Nosso Senhor, antes que nós existíssemos, já nos havia escolhido. Antes que existisse o mundo.

Para sermos mais precisos, desde toda eternidade, Ele nos conheceu e nos escolheu. E nos escolheu entre muitas outras pessoas, melhores que nós, muitas delas. O que é que levou Nosso Senhor a fazer esta escolha? Nossas qualidades? Não. O bem que nós poderíamos fazer?  Também não. A influência que exerceríamos em nosso meio? De modo algum. Nossos bens materiais? Muito menos.

Só uma coisa o moveu: foi o seu amor por nós. Porque nos amou, Ele nos escolheu. Deus ama a todos. Mas, aos que Ele escolhe para um estilo de vida mais perfeita, Ele ama com amor especial, que chamamos amor de predileção.

Prezados jovens, somos objeto de um amor especial de Deus. Se nos dissessem que uma pessoa de prestígio, de fama se lembrou de nós, gosta de nós, ficaríamos felizes e nos sentiríamos grandemente honrados. Pois bem, é o próprio Deus que nos trata assim. No meio dessa multidão imensa de homens que Ele criou, Ele se lembrou de nós, Ele pensou em nós, Ele nos amou. Com razão exclamava S. João em uma de suas Epístolas: “Ipse prius dilexit nos”. Ele nos amou primeiro.

Exclamemos também com a Igreja no cântico natalino “Adeste, Fideles”: “Sic nos amantem, quis non redamaret?” Quem não amará aquele que assim nos ama?

Correspondamos, pois ao amor de Deus. Digamos, como Santa Teresinha; “Não quero dar nem um átomo de meu amor às criaturas”.

Não nos esqueçamos de que Ele nos reserva totalmente para Si. A outros, Ele vai permitir que “dividam” seu amor com uma família, com um lar, etc. A nós, não. Não quer que dividamos com ninguém o nosso amor. Temos que dedicá-lo totalmente a Ele.

Prezados jovens, desejo-lhes que procurem crescer sempre mais no amor, na correspondência ao amor que Deuslhes tem. Procurem ser sempre fiéis a Ele. Tenham grande cuidado em não ofendê-lo, em não entristecê-lo, em não dividir com as criaturas o amor que ele nos pede totalmente.

Que Nossa Senhora que tanto foi amada por Deus e tão bem correspondeu a este amor nos ensine a amar cada vez ao Deus que nos amou primeiro.