Vida no seminário

4Nosso dia é bem diversificado. Fazemos muitas coisas. Aproveitamos bem nosso tempo. Nosso dia não é só rezar, nem só estudar, como também não é só diversão. Nós rezamos, estudamos, trabalhamos, divertimos, descansamos.

Talvez uma coisa que marque bem nossa vida e a diferencie de muitos jovens, é que nós temos o momento certo para todas estas atividades. E fazemos assim para tentar fazer bem cada uma delas.

DSC00910

O tocar do sino nos desperta e nos avisa que Deus nos convida a iniciar o dia. Iniciamos na Capela com a oração do Ângelus e a Meditação ou oração mental, que dura meia hora. Seguimos com o canto das Laudes e com o momento mais importante de nosso dia: a Santa Missa.

2

A parte da manhã é reservada para as aulas.  Ao meio dia rezamos a hora de Sexta e fazemos nosso exame de consciência. Em seguida vem o almoço…

A tarde é dividida em um pequeno momento de descanso, trabalhos de limpeza e manutenção do seminário, recreação e estudo.DSC08738 Em alguns dias da semana, pelo término da tarde temos ensaios de canto e de liturgia, em outros dias temos uma conferência com algum padre formador.

7

Antes do jantar temos a recitação do Terço, ou o canto das Vésperas, ou ainda nas quintas-feiras um momento de Adoração. Depois do jantar e de um tempo livre para recreação e descontração vamos terminar o nosso dia na Capela, com o canto das Completas, a oração da noite.

A partir de Completas começa o grande silêncio: nossa última palavra do dia é dirigida ao Senhor.

Esta rotina, é claro, tem algumas variações:

Assim, às terças-feiras a Santa Missa é celebrada à tarde pelo Sr. Bispo, que logo após, nos dá também uma palestra de formação.

No domingo a Santa Missa é às 10:15, é sempre Missa Cantada ou Solene. A parte da tarde do domingo é livre para a visita dos familiares, para o descanso, e para o lazer. Temos também no domingo as Vésperas Solenes.

5

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.