O processo vocacional

O processo vocacional no Seminário da Imaculada Conceição tem início em cada ano com o encontro “Vocare”, nele os jovens interessados têm a oportunidade de conhecer a realidade própria da Administração Apostólica, como suas características e de seu Seminário.

Durante o ano realizamos “Encontros Vocacionais” periódicos, em geral mensais, para os vocacionados aprovados e selecionados no “Vocare”. Nesses encontros temas vocacionais são trabalhados através de atividades em grupo, conferências e conversas com os padres formadores. Também nesses encontros os vocacionados têm a oportunidade de vivenciar a rotina do seminário e conviver com os seminaristas.

Depois de um ano de acompanhamento, através do “Vocare” e dos “Encontro Vocacionais” periódicos os vocacionados estarão habilitados para serem admitidos ao Seminário da Imaculada Conceição.

Todo vocacionado deve ser apresentado pelo seu pároco ou outro sacerdote de sua paróquia.

Para os jovens de lugares mais distantes, os encontros periódicos poderão ser reduzidos e substituídos segundo o juízo do Promotor Vocacional.

Para os jovens que estão em outros seminários, qualquer visita deve ser feita com o consentimento prévio de seus formadores, que serão consultados.

Para os jovens egressos de outros seminários ou comunidades será preciso, além da carta de apresentação do pároco ou outro sacerdote de sua paróquia, uma carta de referência dos antigos formadores, a quem o Seminário pedirá os informes devidos. 

23 Comentários

  1. YO QUIERO SER ADMITIDO PARA VER SI POR LA GRACIA DE DIOS PUEDO SER RELIGIOSO O SACERDOTE AUNQUE VIVO EN ECUADOR PERO SI SE ME DA LA OPORTUNIDAD YO CON TODO GUSTO DEJO TODO ACA EN MI PAIS Y ME ENTREGO POR COMPLETO Y RADICO ALLA CON USTEDES
    MI NUMERO DE CELULAR ES 0993060377

  2. Ave María Santísima

    Eu gostaria de saber quando comesa os emcontros vocasionas e como posso fazer para mim participar

    Viva cristo rei na conseição de María

  3. Olá tudo bom? Paz de Cristo! Gostaria de saber se jovens vocacionados de outras dioceses e estado podem participar do encontro vocacional ou até mesmo fazer parte do seminário!? Desde já agradeço!!!

  4. Desejo me tornar padre Tridentino salve Maria telefone 031 34571340 e se for possível ser Redentorista tb gostarei muito. Mas quero mesmo celebrar no Rito Tridentino. Deus abençoe vcs sempre sou de Belo Horizonte.

  5. Bom dia! Meu nome é José e tenho 29 anos, sou de Guaratinguetá, SP – Vale do Paraíba. Desde de criança sinto em meu coração o desejo de ser padre, mas por medo nunca assumi isso, pois nunca tive um diretor espiritual para me orientar. Por um tempo fiquei afastado da igreja, mas nos últimos anos voltei por meio da Comunidade Católica Shalom e Canção Nova, no entanto, não me sinto chamado a nenhum desses carismas. Este ano comecei a participar melhor da Santa Missa e também a servir como leitor porque me disseram que para entrar no seminário eu teria que ter vida paroquial(coisa que eu não tinha), gostaria de saber se vocês também tem essa exigência para entrar no seminário ou se no próprio caminho vocacional vocês vão introduzindo o vocacionado e também na formação, após a pessoa ter entrado. Podem me mandar uma resposta? Desde já obrigado.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.