História

11401265_384480785009885_532548125481456298_n   A Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney foi criada pelo Papa São João Paulo II em 18 de Janeiro de 2002, a partir da antiga União Sacerdotal S. João Maria Vianney, um grupo de padres que conservavam a liturgia antiga, a disciplina e os costumes tradicionais.

   A Administração Apostólica foi erigida como uma circunscrição eclesiástica de caráter pessoal no território da Diocese de Campos. Tem à frente um Administrador Apostólico que a governa em nome próprio. Possui Presbitério e Seminário próprio, Paróquias, Associações de Fiéis, Institutos de Vida Consagrada, Tribunal Eclesiástico, etc.

   A característica própria da Administração Apostólica São João Maria Vianney é o amor à Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, bem como a celebração dos demais sacramentos segundo os livros litúrgicos em vigor em 1962, conforme lhe foi concedido por São João Paulo II no seu decreto de ereção canônica, “Animarum bonum”.

   A Administração Apostólica professa irrestrita fidelidade ao Santo Padre o Papa e procurar cultivar em todos os seus membros um grande amor, estima e veneração ao Vigário de Cristo. Nosso primeiro Administrador Apostólico foi D. Licínio Rangel, falecido a 16 de dezembro de 2002. O atual Administrador Apostólico é Sua Exa. Dom Fernando Arêas Rifan.

4 Comentários

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Carta Pastoral de Dom Fernando Arêas Rifan – Administração Apostólica
  2. Para a Quaresma bispo recomenda oração do Terço, catequese, Eucaristia e devoção a S. José. – §|Olhar Católico|§
  3. Obispo sobre la misa tradicional: "la instrumentalización estaba creando divisiones"

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.