A Administração Apostólica – o que é?

A Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney, criada pelo Papa João Paulo II em 18 de Janeiro de 2002, a partir da antiga União Sacerdotal S. João Maria Vianney, no território da Diocese de Campos, é uma circunscrição eclesiástica de caráter pessoal equiparada a uma Diocese. Tem à frente um Administrador Apostólico que a governa em nome do Santo Padre o Papa. Possui seu Seminário próprio, paróquias pessoais, associações de fiéis, institutos de vida consagrada, tribunal eclesiástico, etc.

A característica própria da Administração Apostólica São João Maria Vianney é o amor à Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, bem como a celebração dos demais sacramentos segundo os livros litúrgicos em vigor em 1962, conforme lhe foi concedido pelo Beato João Paulo II, e tudo na plena e perfeita comunhão da Santa Igreja Católica, sem que este uso da liturgia antiga signifique recusa ou desaprovação do Rito Romano Universal.

Administração Apostólica  professa irrestrita fidelidade ao Santo Padre o Papa e procurar cultivar em todos os seus membros um grande amor, estima e veneração ao Vigário de Cristo.

Nosso primeiro Administrador Apostólico foi D. Licínio Rangel, falecido a 16 de dezembro de 2002. O atual Administrador Apostólico é Sua Exa. Dom Fernando Arêas Rifan, à sua frente desde 16 de janeiro de 2002.

1 Comentário

  1. Salve Maria Imaculada!

    Gostaria de dizer que admiro muito a obra da Administração mesmo conhecendo-a a pouco tempo. Quais são os lugares onde há paróquias da Administração? Teria alguma em Brasília? Ou haveria possibilidade de ter?

    Grata.

Comentários não permitidos.