Ave Maria, Grátia Plena; Dominus Tecum…

No momento em que o Anjo faz o anúncio a Maria, o oráculo de Isaías cumpre-se pelo seu “Fiat”, e o Espírito Santo desce sobre ela, que se torna Mãe de Deus.

Festejamos hoje aquela em que o Verbo se fez carne, na qual o filho de Deus se uniu para sempre à nossa humanidade para nos fazer partilhar da sua divindade. O mistério da Encarnação valeu a Maria o seu mais belo título de glória, o de Mãe de Deus. Pela mesma razão passou também a ser Mãe dos cristãos, porque somos de Cristo e participamos da sua vida. Veneremos a Virgem Maria e invoquemo-la como Mãe de Cristo e Mãe nossa. A festa da Anunciação é muito antiga. Encontra-se no Ocidente no século VII, e no Oriente no século V, como festa da Conceição de Jesus. Tendo sido fixada no dia 25 de Março, nove meses antes do Natal, faz parte das festas relacionadas com o nascimento do Salvador. A admirável narrativa de S. Lucas, no Evangelho, fornece o tema central da missa e do ofício.

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde Maria estava, o anjo disse: “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres […].

Lucas 1:26,38

Os cristãos nunca se cansarão de ouvir cantar e de anunciar este diálogo repleto da manifestação dos grandes desígnios de Deus, em que a Santíssima Virgem tem parte tão excepcional, aparecendo-nos ao mesmo tempo tão humilde e tão grandiosa.

Maria, na Encarnação do Verbo, não podia humilhar-se mais do que se humilhou; Deus, pelo contrário, não podia exaltá-la mais do que a exaltou…

Festa da Anunciação de Maria dia 25 de março

IMG_0360
foto

 Confira as fotos da Missa Cantada no seminário em honra da Anunciação de Maria.