Bênção dos Ramos e a Santa Missa Pontifical

“HOSÁNNA fílio David: benedíctus qui venit in nómine Dómini. Rex Israël: Hosánna in excélsis”. 

IMG_0568

A liturgia de hoje exprime em duas cerimônias, uma cheia de alegria, a outra, de tristeza, os dois aspectos sobre os quais a Igreja considera a cruz. Primeiramente, a bênção e procissão dos ramos, a transbordar de santa alegria que nos permite, após vinte séculos, reviver a cena grandiosa da entra triunfal de Jesus em Jerusalém. A cerimônia começou com a seguinte antífona: “HOSÁNNA fílio David: benedíctus qui venit in nómine Dómini. Rex Israël: Hosánna in excélsis”. “Hosana ao Filho de Davi, bendito o vem em nome do Senhor”. (Mt. 21, 9) Cantada a antífona, o Bispo benzeu os ramos. O Bispo aspergiu e incensou os ramos.

IMG_0727

Em seguida, procedeu à distribuição dos ramos, primeiro ao clero e os seminaristas presente, depois aos jovens, pela jornada da juventude nas dioceses. Durante a distribuição, cantou-se as seguintes antífonas: “Pueri Hebraeórum, portántes ramos olivárum, obviavérunt Dómino, clamántes, et dicéntes: Hosánna in excélsis. ” “Os filhos dos hebreus foram diante do Senhor com ramos de oliveira, clamando e dizendo: Hosana nas alturas. ”  Depois da distribuição dos ramos, o diácono cantou a passagem do Evangelho de São Mateus que narra a cena dos ramos. A seguir, tivemos a procissão em honra de Cristo Rei que saiu pelas ruas. Depois da procissão, começou a segunda parte da liturgia de hoje. O celebrante e os ministros trocaram de paramentos, de vermelho para roxo, para dá início a Santa Missa Pontifical Solene do 2º Domingo da Paixão.

A cerimônia ocorreu na Igreja Principal da Administração Apostólica Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Campos do Goytacazes – RJ.

CLIQUE AQUI para ver as fotos do Domingo de Ramos na Igreja Principal