FESTA DO COPADROEIRO SÃO JOSÉ NO SEMINÁRIO

“Pela sua fé e pela sua mansidão, consagrou-o

 e escolheu-o de entre todos os homens.”

(Eclo 45, 4)

O dia dezenove de março foi festivo no Seminário da Imaculada Conceição. O motivo foi a comemoração daquele que foi exaltado como o Padroeiro universal da Igreja Católica: São José, esposo da Virgem Santíssima e pai nutrício de Nosso Senhor.

As cerimônias foram celebradas com primor e vividas intensamente por todos os que delas participaram, uma vez que o santo é também o padroeiro do Seminário, que se coloca sob seu abrigo e proteção.

Concretamente, as comemorações começaram no dia anterior, sexta, 18, com a celebração das Vésperas Solenes, tendo sido feitas as entoações das belas antífonas e dos salmos preparados para o ato.

Na parte da manhã do dia dedicado ao padroeiro, foi celebrada a Santa Missa cantada pelo Revmo. Pe. Marco Antônio P. Arêas, Reitor do Seminário, que, expondo a vida do santo, ressaltou as suas virtudes, sobretudo a da humildade, a do silêncio e a da confiança em Deus. Mostrou-nos, ainda, como São José deve ser para todos os cristãos, mormente para os que caminham rumo ao sacerdócio, o espelho de coragem e entrega a Deus no meio das dificuldades.

Homem justo, escolhido por Deus para a grandiosa missão de ser o guarda custódio da Sagrada Família, são estas as palavras aplicadas a São José na Liturgia: “Justus ut palma florebit: sicut cedrus Libani multiplicabitur, plantatus in domo Domini, in atriis domus Dei nostri. (O Justo florescerá como a palma, e multiplicar-se-á como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus.)”.

Certos dos grandes benefícios e graças concedidas por Deus a São José, confiemos em sua poderosa intercessão e em seu auxílio em todos os momentos da nossa caminhada.

Clique aqui para ver as fotos!