Ordenação Diaconal e Recepção de Ordens Menores (Exorcistato e Acolitato)

No último dia 12 de novembro, tivemos a alegria de ver 6 seminaristas darem mais um passo em direção à Cristo no seu Sacerdócio.

O Subdiácono João Batista Ferreira Fabre, natural de Varre Sai – RJ, foi admitido ao Diaconato. Junto dele o Irmão Gregório Maria, monge do Mosteiro de São Bento em Núrsia, Itália, natural de Campos – RJ, também foi ordenado Diácono.

E os Seminaristas do segundo ano de Teologia: Arthur José Brulher Teles Aguiar – São Fidélis, RJ; Fabrício Luís Meira da Silva – Bom Jesus do Itabapoana, RJ; Jean Marcos Silvério de Oliveira Bispo – São Paulo, SP; Mateus Mariano Costa – Governador Valadares, MG. Receberam as Ordens Menores do Exorcistato e do Acolitato.

A recepção das ordens deu-se no decorrer da Santa Missa Pontifical do XXIII domingo depois de Pentecostes, na Paróquia do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, celebrada por Sua Excelência Revma. Dom Fernando Arêas Rifan.

Conforme Pontificale Romanum, antes das ordenações sagradas a Igreja vai dando aos candidatos ao sacerdócio funções próprias do estado clerical, herdadas desde longa data pela Igreja.

Aos novos minoristas, como Exorcistas, compete expulsar os demônios e ministrar a água nas santas funções. O poder de expulsar os demônios, no entanto, só pode ser exercido depois da ordenação sacerdotal e com permissão do senhor Bispo. A licença é obrigatória para o exorcismo solene tal qual está no Ritual. Não é necessária, no entanto, a licença para o exorcismo privado, que pode ser bastante eficaz. Como Acólitos, estão aptos a servir de ceroferário, acender as luzes na igreja, preparar o altar para o sacrifício e de apresentar o vinho e a água na Missa.

Os novos Diáconos estão apenas a um passo da Ordenação Sacerdotal e ajudam o Bispo e os sacerdotes a pregar, batizar e distribuir a Sagrada Comunhão. Essa ordem foi criada pelos Apóstolos para auxiliá-los no serviço da caridade, da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia. O mártir Santo Estevão deu sua vida nesse ministério e é o grande Patrono dos Diáconos.

Peçamos a Deus, pela intercessão da Virgem Imaculada e de Santo Estevão, que guarde os novos Diáconos e os seminaristas recém ordenados em suas vocações e os faça perseverarem no serviço do Senhor, para que muitos, por meio de seus bons testemunhos possam conhecer a Palavra de Deus.

CLIQUE AQUI e confira todas as FOTOS!

Quer saber mais sobre as Ordens Menores clique aqui!