Recepção de Batina, Tonsura Clerical e Ordens Menores

No dia 08 de abril de 2018, às 10 horas da manhã, Domingo Quasimodo ou Domingo In Albis, foi um dia de regozijo e de alegria no Seminário da Imaculada Conceição, em continuação da alegria pascal. Na liturgia deste dia, no Introito da missa: “Quasi modo géniti infantes” “como crianças recém-nascidas”, em aplicação para os que receberam tanto a batina como a tonsura, recém-nascidos para uma nova vida, a vida de um novo homem. A batina é sinal de morte para o mundo. Tanto a batina como a tonsura tem o significado do despir-se do velho homem e revestir-se do novo homem. É um verdadeiro renascimento para uma nova vida, “Quasi modo géniti infantes”.

Durante a Santa Missa celebrada por Sua Excelência Revmª. Dom Fernando Arêas Rifan, foi feita a recepção de batina do seminarista do 2º ano de Filosofia:

Wanderson Braga de Oliveira, Vitória – ES.

Recebeu a Tonsura das mãos do Bispo o seminarista do 1º ano de Teologia:

Fábio Vilarinho de Oliveira, Brasília – DF.

Foram conferidas, por fim, as ordens menores de Ostiariato e Leitorato ao seminarista do 2º ano de Teologia:

Kelvin Geraldo Zizcycki, Curitiba – PR.

Como explicou Dom Fernando, a recepção da batina é um costume corrente na Igreja e assim o fazem aqueles que se consagram a Deus e, desprezando as máximas do mundo, despojam as vestes velhas para se revestirem de hábito novo. A tonsura, por sua vez, é símbolo de servidão a Deus, a exemplo dos servos dos tempos antigos que tinham suas cabeças raspadas em sinal de respeito e submissão ao senhor, mas aqui a servidão é ao verdadeiro Senhor, Jesus Cristo.

Já o ostiariato “é a ordem pela qual é comunicado o poder especial de abrir e fechar as portas da igreja, de tocar os sinos e de abrir o livro ao pregador da palavra divina”. E ao ordenado ao leitorato “é comunicado o especial poder de ler a escritura sagrada ao que faz o sermão, de cantar as lições na missa e no santo ofício, e de benzer pão e todos os frutos novos”. (Pont.)

Peçamos ao Cristo Ressuscitado, que pela sua graça e misericórdia, faça perseverarem os seminaristas em suas vocações e para que muitos outros jovens, a exemplo destes, que se doaram ao Senhor, possam também dizer sim a Deus.

Clique Aqui e confira todas as FOTOS da cerimônia.