RECEPÇÃO DE BATINA, TONSURA E ORDENS MENORES

Tal é a geração dos que o procuram, dos que buscam a face do Deus de Jacó. (Salmo 23, 6)     

         Dia 14 de Maio foi dia de regozijo e de festa no Seminário da Imaculada Conceição. A alegria que se viveu nesse dia é partilhada também por toda a Igreja, pois, por meio de sua alma, todos os membros podem usufruir dos bens espirituais advindos da oferta de vida feita por aqueles que se consagram a Deus de todo o coração. Com efeito, uma simples alma que faz tal oferta de si, angaria graças, as quais não se podem medir, para toda uma comunidade.
Vivendo ainda as memórias das celebrações em honra a Nossa Senhora de Fátima, no dia 13, e às vésperas da solenidade de Pentecostes, 10 seminaristas puderam dizer mais um ‘sim’ em suas caminhadas vocacionais, e responder afirmativamente ao chamado que lhes foi feito pelo Senhor, desde o dia em que decidiram somar nas fileiras da caridade e do serviço da Igreja.
Na Santa Missa celebrada por Sua Excelência Revma. Dom Fernando Arêas Rifan, foi feita a recepção de batinas aos seminaristas da Filosofia: Fábio Vilarinho de Oliveira, Lucas Alan da Silva, Rafael Sarlo Carneiro Ribeiro e William Dias Amaro de Amorim. Receberam a Tonsura das mãos do Bispo os seminaristas da Teologia: Arthur José Brulher Teles Aguiar, Fabrício Luís Meira da Silva, Jean Marcos S. de Oliveira Bispo e Mateus Mariano Costa. Foram conferidas, por fim, as ordens menores de Ostiariato e Leitorato aos seminaristas da Teologia: Jean Carlo Santos Marques e João Batista Ferreira Fabre.
Como explicou Dom Rifan, a recepção das batinas é um costume corrente na Igreja e assim o fazem aqueles que se consagram a Deus e, desprezando as máximas do mundo, despojam as vestes velhas para se revestirem de hábito novo. A tonsura, por sua vez, é símbolo de servidão a Deus, a exemplo dos servos dos tempos antigos que tinham suas cabeças raspadas em sinal de respeito e submissão ao senhor, mas aqui a servidão é ao verdadeiro Senhor, Jesus Cristo. Já as ordens menores conferidas, de Ostiariato e Leitorato, somam com as outras, Exorcistato e Acolitato, as quatro ordens menores, que eram recebidas tradicionalmente antes das maiores, quais sejam: Subdiaconato, Diaconato e Presbiterado. Hoje, vigora pelo Direito da Igreja apenas a recepção das ordens maiores sacras do Diaconato e Presbiterado, contudo todas as outras são conferidas na Administração Apostólica, em virtude da manutenção dos costumes tradicionais e do teor simbólico que cada uma encerra.
No almoço de confraternização, após a celebração da Santa Missa, os familiares e os fieis comungaram também da alegria sentida por cada um dos seminaristas que protagonizaram a recepção de batinas, de tonsuras e das ordens menores.
Ao fim da tarde, houve a celebração solene do Ofício das Vésperas de Pentecostes, com a entoação cantada dos salmos.
Peçamos ao Espírito Santo, que pela sua graça e misericórdia, faça perseverarem os seminaristas em suas vocações e para que muitos outros jovens, a exemplo destes, que se doaram ao Senhor, possam também dizer sim a Deus.
Espírito Santo, iluminai os passos de todos os que buscam fazer a Vossa vontade!

Clique Aqui e veja as imagens.