Solenidade de Corpus Christi

“A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja” (São João Paulo II, “Ecclesia De Eucharistia”, n. 01).

Na última quinta-feira, 20 de junho, na nossa igreja principal do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, celebramos a Festa de Corpus Christi com Santa Missa Pontifical celebrada pelo nosso Bispo Dom Fernando Arêas Rifan. Logo após a Santa Missa tivemos a tradicional solene procissão e Benção com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de nossa cidade. Nesta procissão, a mais importante do ano, não levamos andores ou imagens de santos, mas o Próprio Jesus no Santíssimo Sacramento, que quis permanecer conosco até o final dos tempos (cf. Mt 28,20).

Esta festa tem a finalidade de expressarmos publicamente a nossa fé e adoração para com Jesus Eucarístico e, ao mesmo tempo, nossa reparação pelos ultrajes, sacrilégios, profanações, e, até também, pelos abusos litúrgicos que infelizmente acontecem com relação à Santíssima Eucaristia.

A solenidade de Corpus Christi foi precedida, em nossas paróquias, por um tríduo em honra da Santíssima Eucaristia, que preparou os fiéis para melhor celebrarem tão grande mistério, que “é o coração e o cume da vida da Igreja, porque nela Cristo associa a sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai uma vez por todas na cruz; por este sacrifício, Ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja”. (Catecismo da Igreja Católica, n. 1407).

Os nossos seminaristas e inúmeros fieis das paróquias e reitorias da Administração Apostólica, sobretudo daquelas localizadas no município de Campos, participaram da festa de Corpus Christi junto ao nosso Bispo. Nas demais paróquias, situadas fora do município, este excelso e venerável sacramento foi celebrado com singular veneração, para a honra e glória de Deus.